Author: Tatyane Diniz
•22:28

Quando olhei de verdade era tarde demais... a noite já havia caído e a moda eu nem sabia mais qual era tendência para usar neste inverno. Hoje é o meu aniversário e não sei o que vestir... queria algo bem bonito, moderno e na moda mas deixa pra lá. O que eu queria hoje mesmo era receber um telefonema, uma chamada, um aviso de fumaça seja o que for. Não sei se é bobagem a minha esperar que alguém como você possa lembrar de mim em meio aos seus compromissos e depois é só uma data qualquer. É um dia antes do dia do amigo e todos fazem questão de enviar mensagens uns aos outros isso é mais que normal. Mas, quando se ama alguém de verdade o mínimo que agente espera um do outro é um: Feliz Anversário logo quando se acorda. Sei que não há de se lembrar porque eu não sou mais tão importante pra ti, não é? Eu não pertenço a tribo de meninas liberais do paz e amor que fazem tudo e para tudo ter os caras do lado só para fingir que gostam. Não, essa não seria eu; Eu tenho algo maior em mim... essa data passa mas eu ainda continuo presa na espera de sua falta de amor, de compaixão. Talvez você nem chegue a ler isso mesmo, o porta-retrato deve estar morfando no criado-mudo e eu aqui querendo que essas palavras cheguem até você, que audácia minha! Não quero presentes hoje, quero alguém presente em minha vida... fazer coisas simples como acordar de manhã com a cara amassada e seu amor dizer, "amor, feliz aniversário" e receber um abraço carinhoso igual ao ano passado como foi bom ter esse momento mágico... eu toda boba porque alguém que eu amava me disse palavras lindas ao acordar. A caixinha de recordações... procuro e procuro cada vez mais apagar isso de mim. Não consigo... um peixe que fiz em casa de verdade me fez lembrar de você, amor, e estava tão bom, todos adoraram mas tu não pôde estar aqui para provar. Afinal, nós nunca vamos poder estar juntos novamente... "Mentir para si mesma é como a rosa querer acreditar que não tem espinhos". Essa frase combina com o que sinto hoje. Eu não posso negar quem sou, minha idade, meus amores, minhas alegrias, tristezas, decepções. Como também tudo que tens feito por mim ou que fez com o verbo no passado. Quero sempre que o passado permaneça junto a mim. Assim como as fotos que tiramos eu as queira congelá-las e não quero que se apaguem sobre minha inocência presa sobre os bordados de primavera febril! Aos poucos a foto sobre a mesa desbota e eu continue querendo te ressucitar de um momento que significou muito em mim.
Author: Tatyane Diniz
•20:28


As mudanças são inevitáveis, porém necessárias ao ciclo da vida! A Felicidade é pouca comparada ao que sinto agora!!!!
(By Taty)
Outro dia me passou pela cabeça que eu poderia ser diferente... tirar esse ar de menina mimada e frágil. Acordei hoje com outra mulher dentro de mim. Aquela imagem de menina inocente e doce não tinha mais espaço o suficiente para convivermos no mesmo espaço. Foi então que tive a idéia de me sentir um mulherão... sim e não precisa ter o corpão da Sheila Carvalho ou o ar sexy da Giselle. Meninas, acreditem todos os dias podemos nos vermos diferentes, lindas, sensuais e ainda mais com todo charme que só a mulher brasileira tem. Fui até a minha caixinha de maquiagem... olhei me no espelho e começei a traçar a a nova mulher que agora existe em mim. Pronto, pra finalizar tasquei o danado do batom vermelho que tantos homens acham sexy e que de cara agente mancha pra provocar e passar a mão nos lábios deles... Hum, que delícia heim!!! Ah e ainda com tranças românticas embutidas para dar sofisticação e um belo par de scarpins e uma bela lingerie preta. Mas não é só isso... o ritual deve continuar todos os dias e não esquecer da "auto estima elevada sempre" como diz a Renata Alarcon! Não vejo a hora de experimentar e sair beijando com meu batom vermelho, quem se habilita???
Author: Tatyane Diniz
•21:33
Por que a música nos leva para dentro da gente? Agente viaja mesmo... é uma viagem interna que escolhemos trilhar e nos descobrirmos. É como um perfume inesquecível que nos marca mesmo sem cheiro. Dá vontade de explodir o coração... a minha cabeça anda a mil porque procuro nos destroços o que restou dessa minha última viagem para dentro de mim e acho que não restou sobreviventes e enterro que é bom não vai ter. Ah como eu queria que essa viagem acabasse agora mas ela é constante... não dá pra fugir dela!!!
Author: Tatyane Diniz
•17:48
Coração Partido

"Chorar é a melhor maneira de colocar para fora tudo aquilo que nos incomoda".

Era uma manhã de novembro quando abri minha caixa de lembranças e o vi parado olhando pra mim. O tempo foi diferente naquele instante, o homem saiu da caixa de papelão. Começei a observar os seus passos e começei a segui-lo, igualzinho a Alice do país das maravilhas atrás do coelho branco. Achei que estava ficando louca.... fechei os olhos e o vi correndo... sem se despedir ou falar comigo direito. O homem que eu havia guardado em meus segredos agora ganhava corpo e forma. Quem dera eu tentasse que ele parasse de correr... Foi aí que tudo começou: eu não dei tempo dele se apresentar... de esperar mais por ele, ah tolices o que penso agora!!! Fiquei sabendo através da Rainha de copas que ele foi embora e que nunca voltará para a minha caixinha de sonhos. Para a minha vida de faz de conta era tão bom vê-lo comigo, mas ele precisava da liberdade para poder compreender que o mundo sem cor é igual a um filme do passado. Portanto ele preferiu algo mais cheio de cor. Toda vez que olho para bem dita caixeta eu recordo: "Infelizmente, não existe um remédio instantâneo que nos faça parar de sofrer. O único remédio é o tempo, que vai delicadamente acariciando nossos corações e apagando as mágoas, até que elas se tornem apenas pequenas e quase imperceptíveis marcas em nossos corações".
Assim eu fiquei desde que não tive mais notícias do meu homem retirado de fotografia e posto que nada posso fazer para ele voltar a ser como antes. O meu coração está tirando férias... bate triste mas isso vai passar porque haverá outros personagens que precisam de uma boa leitora ou devoradora de histórias. Tudo está cinza mas espero no Sol e na Chuva um sonho de verão com primavera e um outono feliz de novo em mim.
"Sorria, embora seu coração esteja doendo...
Sorria, mesmo que ele esteja partido".

(tatyane diniz)
Author: Tatyane Diniz
•22:07

Se durante algum tempo eu escrevi uma
estória precisamos que os personagens
descansem e sejam lembrados
somente pelos leitores.

Author: Tatyane Diniz
•19:06
Que o amor a literatura seja como abrir os olhos e ver que cada letra, cada palavra, e o conjunto de letras e palavras se tornem uma só: um romance de prazer e encantamento para alimentar a alma humana. (Tatyane Diniz)
Author: Tatyane Diniz
•22:31

O que é a saudade?
Tatyane Diniz

A saudade não tem nada de trivial. Interfere em nossa vida
de um modo às vezes sereno, às vezes não. É um sentimento bem vindo,
pois confirma o valor de quem é ou foi importante para nós, e é ao mesmo
tempo um sentimento incômodo, porque acusa a ausência, e os ausentes
sempre nos doem. (Matha Medeiros - Doidas e Santas, LP&M, 2008:177)


Gosto muito dessa escritora gaúcha pela simplicidade que ela nos passa em suas crônicas.Da meneira como ela olha para outro ao seu redor e não é somente uma leitura descartável, ela é fonte de vida e mais que isso, os seus leitores por um motivo ou outro se identificam em seus textos e isso minha gente é fabuloso. Ela é alvo de críticas porque dizem que sua literatura é de consumo. Mas o que é importante para nós é que todos leiam, não é verdade? Hoje vou saborear o livro Doidas e Santas. E me deparei nessa pequena frase acima. A saudade é isso mesmo... agente sente falta de estar perto das pessoas que mantemos ou por forças maiores mantinhámos vínculo. Dói saber que é na ausência que ela mais se instaura. A saudades da infância, de um amor, dos parentes que se foram, dos amigos e da nossa vidinha que passa em um estalar de dedos. Sintam, sintam muita saudade, se doer é porque realmente valeu a pena amá-los, o resto é puro sofrimento desnecessário.


Author: Tatyane Diniz
•14:42
Uma Imagem
(Tatyane Diniz)
A imagem de alguém
Enfeitiçado na trajetória da vida
É tão forte que nos mantêm
Enraizados e no instante convida
e quando acordo não tenho ninguém.
~~*~~
Tudo parece ideal
a beleza do perfeito.
Almas perfeitas de metal
e insisto por não ter jeito
eu o amo por ser leal.
~~*~~
Olho o jardim agora
uma flor encantada
O bosque aflora
não me sinto amada
Tal qual essa senhora.

Author: Tatyane Diniz
•21:22
~~M .O. T. I. V. O~~

O
que importa?


Deixe
a porta aberta... a sua presença


Esperta
em tudo voltará!

(Tatyane Diniz)

Author: Tatyane Diniz
•11:20



Janela de Arco-íris
(Tatyane Diniz)

Sabe aqueles dias chatos em que precisamos ter que suportar ou engolir. Sim, o mundo me engolia para aquilo que eu não queria ver. Uma pequena chuva caiu e não me molhou com suas lágrimas. Tudo o que eu queria era ir embora, fugir para Pasárgada que Bandeira descreveu tão calmamente em seu poema. Acho que cada um foge para dentro de si mesmo. Sente frio e precisa de cobertor. Talvez eu esperasse que os dias passassem mais rápidos e esse resfriado me pegou.

Em uma aula de gramática o professor vermelho insistia em querer que os alunos aprendam a tal norma culta, padrão ou tradicional. O que ensinar aos meus alunos o certo ou errado, o complexo ou inaceitável. Tudo parece tão perfeito nas regras da vida... se engana, sabia!? Toda regra tem exceção, claro! E eu me via no direito de não aceitar... por exemplo, naquele momento o que me fazia pensar é: O que é um sujeito simples? Resposta: um cara sem atitude que não dá a mínima a nínguém! E o sujeito composto? Resposta: um sujeito que te engana e tem duas personalidades ou mais. E o sujeito indeterminado? Resposta: Ele comete a ação e depois some sem dar explicação, um tremendo covarde diga-se de passagem. E o sujeito inexistente? Resposta: o melhor de todos porque ele não existe em sua vida! Com esses tipos de sujeitos fica difícil classificar que tipo de Sujeito você quer... é uma sugestão.

E eu envolvida na sala, na turma... O meu corpo material estava lá... mas o meu espírito estava livre e ele me levava para qualquer lugar... Ele me guardava e eu sentia isso.

Paciência, é isso! Busco sempre e ao olhar para janela sem compromisso como sempre fazia quando estava assim presa dentro de mim, eis que vejo: Um arco- íris depois de uma pequena chuva. Era lindo, colorido e igualzinho nos desenhos animados, quanta beleza. Não sei explicar o que eu sentia porque fazia muito tempo que o vi. Será uma resposta para um filme preto e branco e que agora eu via colorido. E a aula seguia... e eu quanto mais olhava mais me encantava ao ver o arco íris, tanto que fiquei extasiada e chamei a atenção de todos para vê-lo. Acho que todos pensaram , que menina maluca, eu hein?! O ruim é que ele desaparecia a cada instante de meus olhos. Eu sabia que ele ia embora mas que meus olhos jamais o esqueceria: eles o fotografaram e eu o registrei completamente. Ele sumia... sumia... fitava os olhos, ah como eu o queria.
Author: Tatyane Diniz
•12:14















Música: O Teco e a Preta

(Composição: Tatyane Diniz e Dharma Moraes Alves)


O Teco e a Preta foram passear.
O Teco e a Preta foram passear.
A Preta falou: Teco vem pra cá!
E o Teco veio com o rabinho
Balançando: Chá chá chá chá!


O Teco e a Preta foram passear.
O Teco e a Preta foram passear.
A Preta arranjou um namorado Preto.
E o Teco coitado ficou chupando o dedo.


O Teco e a Preta foram passear.
O Teco e a Preta foram passear.
O namorado Preto da Preta disse:
- Preta, eu não quero namorar!


O Teco e a Preta foram passear.
O Teco e a Preta foram passear.
O Teco chamou a Preta:
- Querida, eu não sou careta!


P.S.: Sabe aqueles dias em que temos uma fusão com seres iluminados por Deus e cheios de ternura? Foi nesse dia que foi realizada essa composição. Saudades de minha pequena pessoinha admirada... te adoro criança encantada, Dharma! beijos!!!
Author: Tatyane Diniz
•23:33


Adormecido

(Tatyane Diniz)


Lá no último campo da Inglaterra
Onde tudo parecia tranquilo um homem não dormia.
Ficava horas olhando da janela do castelo...
O que tirava o sono?... As estrelas cintilavam seus olhos.
Silêncio... só se ouvia o silêncio.
Cansado de ver tudo passar;
Ele precisa tomar um motivo para sonhar.
Sonhar com o amanhã...
Quem cuidará de seus anseios?
Sinto vontade de ajudar!
Mas ele insiste não querer.
A noite passa devagar.... devagar
Finda-se assim adormecido.
Nos sonhos que têm e por
Medo sente-se acolhido... esquecido.
Author: Tatyane Diniz
•11:57

Eu Espero - Luiza Possi
Composição: Luiza Possi e Dudu Falcão

Vai sim, vai ser sempre assim
A sua falta vai me incomodar,
E quando eu não agüentar mais
Vou chorar baixinho, pra ninguém ouvir.
Vai sim, vai ser sempre assim,
Um pra cada lado, como você quis
E eu vou me acostumar,
Quem sabe até gostar de mim.
Mesmo que eu tenha que mudar
Móveis e lembranças do lugar,
O meu olhar ainda vê o seu
Me devorando bem devagar.
Vem, que eu ainda quero, vem.
Quando menos espero a saudade vem
E me dá essa vontade, vem
Que eu ainda sinto frio
Sem você é tudo tão vazio
Vem me dar essa vontade,
Vem que esse amor ainda é meu.
Troco todos os meus planos por um beijo seu
E essa noite pode terminar bem.

Author: Tatyane Diniz
•12:28

A felicidade está atrás do muro: Pule!

Ontem eu escrevi essa frase e ela pode ser condicioanada a várias conotações. O medo de nos aventurármos em coisas novas ou que radicalmente irão mudar nossas vidas, ou seja, nossos destinos. Calma crianças, não estou dizendo que precisamos saí por aí mudando ou pulando os muros... Não, não é isso e a palavra muro o que elas lhes sugerem? As possibilidades podem ser boas ou ruins, o mais chato de tudo é quando somos instigados ou encantados pela beleza superficial... mas que na verdade é preciso enfrentá-las, tomar uma decisão de tudo ou nada. Não existe coisa pior que a ilusão... isso pode ocorrer em todos os setores de sua vida. Gosto desse pequeno trechinho de meu amigo Drummond: Sempre no meu amor a noite rompe. Sempre dentro de mim meu inimigo. E sempre no meu sempre a mesma ausência. (O enterrado Vivo, Antologia poética,1987:43). Querer enganar alguém é muito triste... mas existem pessoas assim que por um instante te amam e por outro segundo te odeiam ou não suportam mais a mentira que eles mesmos inventaram para serem fantoches. É como em uma música interpretada por Cássia Eller - Por enquanto:

Mudaram as estações
E nada mudou
Mas eu sei
Que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente...

Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era prá sempre
Sem saber
Que o pra sempre
Sempre acaba...

Mas nada vai
Conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém
Só penso em você
E aí então estamos bem...

Mesmo com tantos motivos
Prá deixar tudo como está
E nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta prá casa...

Essa letra resume tudo. Amores, quem nunca os teve? Mas insisto para vocês a felicidade está atrás do muro, por favor pulem. Decidam o que é melhor pra vocês antes que seja tarde!

Author: Tatyane Diniz
•12:09

AO AMOR, PURO E SINGELO QUE DEVEMOS GUARDAR TODOS OS DIAS EM NOSSOS CORAÇÕES!!!

Mesmo se tentasse explicar qual o significado da palavra amor jamais se esgotaria... Assim como as gotas do mar revolto.
E ainda que imaginasse esse amor estaria mentindo para meus sentimentos...
Não é que não acredito no amor... O amor é o sentimento mais puro que unem as pessoas em qualquer lugar do mundo. Basta pensar em quantas oportunidades deixamos de passar por esse medo de não ser correspondido ou ser trocado por um amor melhor ou menos acomodado. Peço sempre a Deus que ilumine minha vida e a de meu amor. Assim saberia a razão dessa nossa vida: Amar e sermos amados!!!
Mas por favor entenda: esse sentimento que alimenta meu coração a cada dia me faz sentir a mulher mais feliz do planeta.
Por isso, quero sempre lembrar de ti com mesmo carinho que uma mãe tem por um filho. A mão que afaga na espera de um beijo teu... Ah se tudo fosse como os contos de fadas....
Levantaria um castelo de areia... Mesmo que o vento ou mar viesse destruí-lo. Mesmo assim brigaria com o vento para ele não destruir nosso amor.
Como não posso viver de fantasias a realidade sempre me acorda e fico sem chão para sonhar!
Ah... Se soubesses o quanto estimo esse dom de amar o mundo seria especial, único ou melhor, encantado!
Se essas humildes e singelas palavras tocassem sua alma na maior essência de teu ser, já me bastaria... Porque consegui penetrar uma minúscula gota no mar de seu corpo em fusão do meu amor por ti.
A espera é sempre difícil e companheira nas horas frias e tristes... Mas como escrevi algumas vezes que vamos estar com outro em pensamento...
Ainda que possa ser ilógico ou melancólico. Sonho um dia te esperar e encher seu rosto de alegria e beijar minha saudade despida sobre essa saudade que sufoca e me alimenta por dentro!
Quero sentir seu perfume todas as vezes que respirar ar puro e gritar aos céus: -Você é a página mais perfeita que o destino escreveu pra mim!!!
Esse seu sorriso alegre que faz meu coração bater de felicidade...
Como eu queria encontrar te hoje e contemplarmos juntos o pôr do sol... Nascer e viver assim sem se preocupar com o depois... Acariciar seu rosto com o sol sendo testemunha desse nosso amor!!!
Quando quiseres ouvir uma música escute o vento pois cantarei onde estiver as palavras doces de primavera que fiz pra ti.
Pode ser que daqui algum tempo não estaremos juntos... Aliás ocorre um momento... Nunca estivemos juntos em carne, mas sempre em pensamento!
Por isso leve me onde quer que tu vás... Pois tu és alguém que não dá pra esquecer!
Mesmo que algum dia venhas me sentir sozinha... Vou lembrar do meu amor por você... Ainda que desencantado e escondido no sorriso do meu rosto. E é com esse mesmo sorriso que vou conquistá-lo quando estiveres de verdade comigo!
O amor é puro e singelo quando se há confiança e afeto... Jamais julga ou ofende o outro... Ele se instala na alma e nos faz feliz!
Cultive o amor puro... Ele é um dom maravilhoso de Deus!
Ame sem Medo ou Vergonha...
Apaixone – se hoje, amanhã e eternamente
Essa foi a forma que encontrei de abrir meu coração...
Quando a brisa te tocar será meu abraço indo te encontrar... Obrigado por você existir.
-EU TE AMO COM TODO MEU AMOR!!!

(Tatyane Diniz)
Author: Tatyane Diniz
•01:43
Prendi sobre os lábios.
Sobre a ponta da faca.
E até mesmo me perdi nas linhas
de minha inocência...
Tentei segurar o máximo que pude
na certeza de não apagar o instante
perfeito e sensacionalista de minha vida!
Escutei o coaxar dos sapos, quanta harmonia.
Uma chuva fina que começava fraquinha quase
que sem forças e que passado alguns minutos
ela aumentava e encharcava a grama do jardim.
Fiquei alguns minutos vendo o Sol ir embora mesmo sabendo
que ele voltaria... mas nunca seria o mesmo porque ele
tinha personalidade e eu o entendia, claro!
Mesmo tentando evitar que nenhum momento escapasse
de meus sonhos e de minhas realidades ali sentidas...
É que me encontro perdida por esse sentimento,
que por quase toda minha existência pudesse
compreender... é a saudade que vai ficar agora
sim a saudade de reviver através de sonhos
ou de poesias que eu fiz para preencher a dor
que um amor pode deixar mas nunca desaparecer.
Ah, não, a faca acabou de escapar de meus dedos.
A dor não é a mesma que sinto por você...
É uma razão que prende meus lábios
e não tem explicação.
Author: Tatyane Diniz
•06:06
O amanhecer emanava o novo dia, dias que se passavam lentamente e ao mesmo tempo tinha uma rapidez voraz... ah, a única solução mesmo era pensar... pensar como a Natureza é magnifica. E eu feito uma sombra do lado da janela do meu quarto a observava... como eu queria que ela me sugasse para sua noite... e já fazia um clarear , um cheiro de mato verde, ums brisa que envolvia meus cabelos e o cantar do silêncio dos pássaros. O meu silêncio era insuportável, eu turbilhava dento de mim esses pensamentos que pouco me ajudam, eles apenas me fazem mal, embrulham meu estômango... se ao menos eles trouxessem a resposta que eu tanto procuro em meio ao escuro das minhas indignações,não , provoca uma dor.... um sentimento que eu não sei de onde vem... a pertubação de que tudo deve ser perfeito, mágico ou colorido agora se misturam e não tem cor alguma. A saudade de mim me consome tanto que esqueço que ser atriz em um conto de novela mexicana vagabunda de quinta é melhor solição para continuar nessa vida de faz de conta que eu te conto. Quando na verdade... a verdade será que ela existe? Não sei mas acho que as pessoas buscam tanto a verdade que elas mentem querer a verdade. Pra que serve a verdade se você pode ser cretino, mentiroso e ganhar vantagem e vingindo de bom moço. Caramba, esses pensamentos invadiram essas linhas, desculpa mas não é bem assim, pega leve aí mentira. Por um instante me deixei levar... a muito tempo que eu não sei o que olhar para o espelho e tirar alguma vantagem. A aparência combina com esse clarear que vejo em minha janela, a sombra que projeto do lado e fora e eu sombra das sombras que insistem em ser sombra... vaga silenciosamente pelos cômodos da casa. Alimenta-se para nutrir a sombra e nada mais... Pouco importa se é ou não o que você imagina... talvez eui precise treinar mais vezes de brincar de sombra... mas é a mais pura realidade. O homem precisa compreender e até acabo me lembrando de como eu brincava com a minha e hoje eu tenho que gostar de brincar de sombra para não me perder de vez nessa escuridão de meus vagos negros pensamentos. Por favor, vá embora!!! Preciso dormir!!!
Author: Tatyane Diniz
•17:18
SoS
PassoSONHOS
RASOSobre
RosoSuper
NOSSOSegredos
(06/01/2009)

Faz algum tempo atrás quando eu andava sozinha por um bosque de esmeraldas. O calor da cidade me deixava muito distraída. Tudo era green, mata fechada e apenas eu... uma garota em busca de algo que queria registrar nos desejos mais infinito de meu egoísmo. O que eu queria mesmo era possuir aquele lugar mais de uma forma ou de outra ela já fazia parte de mim. Sentada ao lado de um lago greem, sim porque tudo lá tinha de ser verde... não sei porque mas tudo que eu queria mesmo era espiritualizar-me... sugar toda energia que a natureza fez questão de brotar por lá! O sol clareava tanto que sua mistura de verde com amarelo ficava alaranjado... e então as cores se uniam como forma de agradecimento pela pureza que emanava no pequeno pedaço de terra. Então tive coragem de me banhar no lago... água morna... gostosa e de repente vi muitos sapos que habitavam por lá... a unica dedução que imaginei na hora é que eles tinham uma energia verde... Tive vontade de sair correndo, sim porque odeio sapos... mas outrora compreendi que eles imaterializavam o lago. Portanto deixei que todos os sapos olhassem para mim, ele me olhavam de um jeito... eu que era uma diva... eles me esnobavam e nem me deram um pingo de ousadia. É até idiota da minha parte não querê-los por perto... mas eu estava em um lugar deles, sua proprieadade e ainda me dava o luxo de sentir medo, nojo ou coisa parecida.
Todos os sapos tinha razão para me olharem daquele forma: um mulher que vem até aqui e não desfruta da beleza desse lago só pode ser louca... assim eu tentava decifrar o olhar de cada um deles. E depois me dei conta de que eu sempre amei sapos quando criança e agora sinto medo... Por quê? Sim, essa é a pergunta que me faço por anos... mas o bosque das esmeraldas me fazia voltar... a ser eu mesma e a gostar de coisas simples da vida.
(Tatyane Diniz)
Author: Tatyane Diniz
•16:31
Talvez eu não quisesse ser mais criança. E essa modalidade dói a cada pôr-do-sol. Sei bastante que nossos hérois ou amiguinhos imaginários desaparecem quando crescemos. É mais ou menos quando ficamos adultos: precisamos mudar de lugar ou então quando os nossos amigos vão para longe de nós. Essa é mais uma etapa que não somos mais crianças... a vida continua e vai ser assim: conhecer pessoas maravilhosas e que em algum momento nos deixarão ou nós mesmos nos deixamos abandonar e que circularão em nossas veias ou em corredores do nosso coração. Crescer não dói, o que dói é não querer que a vida nos contagie com seu "ouro", planejamos um sonho, pintamos as cores de nossos ideais e mais uma vez deixamos de ser crianças: aprendemos a andar sozinhos sem o apoio da mamãe para não caírmos. A vida me ensinou a ir em busca da felicidade. É triste a escolha quando precisamos merecer o amor ou ser julgado pelo o outro, tudo porque temos questionamentos diferentes. Talvez ser criança seja melhor mas ela nunca poderá ir ao outro lado da esquina para comprar um passaporte para conhecer outros lugares. O máximo que ela poderá fazer é assistir a desenhos animados ou imaginar e que para sua decepção continuará no mesmo lugar de onde nunca saiu. Preciso levar alguns socos no estômago quando me decepcionar com alguém, mas tudo isso faz parte de minha evolução quanto homem aqui na Terra. Posso estar delirando ao escrever estas palavras, que não sei porque insistem que manifestem-se e que gritem: "a criança está dentro de você e ela nunca morre", frase feita, clichê, eu não me importo. Somos ensinados sempre a ganhar tempo, a não chegar atrazado... a sermos os melhores e quando se vacila a culpa é do seu eu, da sua pessoa que não planejou sua vida e que não promoveria a menor hipótese de se tornar alguém sem sonhos, sem esperança, sem amor a vida. Olha, digamos que você se transformou em um vegetal. Não tenho medo de envelhecer ou morrer! Se eu tiver que colher margaridas em uma areia movediça e atolar que importa, o bom da vida é correr o risco e não o medo de vivê-la.
Author: Tatyane Diniz
•11:18

Assim mais um dia se passa dentro do próprio coração uma voz rouca, miúda e sempre calada. Mais uma vez nos entregamos a dor de sentir o medo do nada e muito menos perceber que os motivos para se viver podem ser equiparados ao vôo da borboleta. Ela vai nutrindo-se do bater de suas asas e vai fortalescendo-se a cada parada em flor em flor. Nada se escuta naquele lugar escondido e sem perspectiva, apenas o barulho do bater das asas que mais parece um turbilhão de sentimentos que desaparece em cada parada do seu coração.
(Tatyane Diniz)
Author: Tatyane Diniz
•22:03

Desde que o vi parado olhando para o vazio
dos meus olhos pude perceber o quanto
precisamos nos resgatar desse tempo ruim.
Não me peça para ir embora.
Quero ficar para ver mais uma vez esses olhos
de quem não vê mas sente meu peito
aflito, louco de vontade de beijar-te
nem que seja pela última vez.
ADEUS!
Author: Tatyane Diniz
•22:16

MAIS UMA VEZ....
Era uma vez em meus contos de fadas, uma princesa que saía sempre pelos fundos do castelo porque aquele era o lugar onde ninguém passava... Apenas os criados ou pessoas sem nomes, sem identidade alguma. E era assim neste ambiente que essa menina buscava chamar atenção do príncipe, príncipe esse que mal a via... ela saía pelos fundos e no meio do caminho pegava um regador e alimentava as flores daquele jardim esquecido. As flores apesar de castigadas pelo sol... A garota se iludia que um dia as usaria para enfeitar seus cabelos no baile e que o perfume das flores iria afastar a tristeza de sua vida e dar lugar a um grande sonho: Encontrar em meio aquele quintal de espinhos um amor sincero. O pior é aceitar a verdade... No dia seguinte, dia ápos dia as flores iam ganhando vida e mais vida. As moças da redondeza do castelo se preparavam para o baile... E a pobre menina não tinha um vestido bonito para ir... Então ela teve a idéia de ir com um vestido de ramagens e flores . Quando ela apareceu no baile seu perfume era muito forte... mas ela não poderia ficar muito tempo ali... ficou um pouco e saíu chorando, suas lágrimas caíram no chão e se transformaram em coração... ao cair no chão dividiu-se em dois lados. O príncipe pegou e não viu para onde fora. A princesa como de costume continuou a regar suas flores e pedir que um amor verdadeiro viesse ao seu encontro. Ela usava um colar com a metade do coração que restara naquele baile. De repente ela passa pelos corredores do castelo e o príncipe a vê... as metades do coração se uniram e sua tristeza foi embora, o príncipe nunca havia sentido perfume tão encantador como aquele. Ela o abraçou e disse: O melhor perfume está dentro de embalagens que não valem nada mas que vencem pelo significado da situação.
Author: Tatyane Diniz
•21:59

Quando se busca o azul
O verde não dá pra compensar o cinza e muito
menos o preto dos teus olhos...
é triste perceber que não tenho mais o colorido do arco-íris!!!
Mas espero a chuva... que renova
tudo que não pode se concretizar!
28-11-2008
(Tatyane Diniz)

O amor as letras é a melhor forma da essência da arte
de continuar vivo, por isso eu leio
teu corpo, poesia e me encontro prosa!

(Tatyane Diniz)

Author: Tatyane Diniz
•21:56
Na chuva de ontem esqueci
Meu guarda-chuva!?
Não quero guardar a chuva!
A Chuva é que me guarda!
Passarinhos de gotas molhadas
Nas poças espalhadas
Um véu cristalino na retagurada!
Author: Tatyane Diniz
•10:18
Caminhos no arvocer, é, procuro o meu eu entre tantos verdes florestais! Doutrinar o que tenho para essa hora. As folhas caem... as estações passam e ainda continuo a procurar-me... onde está o meu eu? Escuto a voz de um pássaro que sai do livro. O livro contunua fechado mas escuto o cantar... uma ladainha... e o meu eu a me enganar... saí para passear e tenta deixar com que fiques sem ele. Onde está o meu eu sem mim? Até hoje o procuro e o pássaro continua lá, dentro do livro... Uma criança o abre e ele canta palavras escritas no ar... e o meu eu corre livre para imaginar.
Author: Tatyane Diniz
•22:47
Olho para o vazio e nada me faz entender porque procuro respostas e não as encontro! Por quê?
Esperar mais uma estação e enganar meu coração.... palavras chegam a um turbilhão, encontro-me aqui entre a dor de ser a qualquer momento ser evaporado como uma essência qualquer... qualquer... e não é uma essência agradável... é importuna... ela pode sumir... mas nunca ser esquecida, jamais! O homem precisa compreender porque usa as pessoas e as coisas!!! Por mais materiais ou naturais elas são feitas de algum momento. Flores e vento... por que justo agora me vêem tantas perguntas.... tantas inquietações... quisera ser ave... sair desse momento... lavar-me e retirar-me toda a sua podridão... esfrego minha pele... e permanece o que me une junto a ti...(já não sei o sinto) nossa, já não é tristeza, nem mágoa.... é pior... é a certeza de que eu serei mais uma vez retirado, jogado fora... e melhor... sumirei para sempre de tua vida... sem deixar nada... apenas esse cheiro que impregna minha pele... que me faz sorrir em meio ao meu desespero!!!
Author: Tatyane Diniz
•00:19

Uma onda de sentimentos invade minha praia. É tens razão... quanto tempo faz que não trocamos olhares ou nos desafiamos a surfar nesse mar sem fim... Azul, como os teus olhos de que busca um horizonte, um mirante para sossegar de vez! Ah se soubesses o quanto guardei esse sentimento... Olho para um a revista velha... já se passaram tantos anos. E por incrível que pareça não faz tanto tempo assim, só se passaram alguns anos de minha velha bagagem de primeira viagem. O sol queima... marca meu coração! Como não esquecer... era tarde de verão e saímos para contar grãos de areia... deixar pegadas na praia... mesmo que as ondas destruíram nossos castelos de sonhos. O homem é o ser mais presente em minhas viagens pelo nada que me edifica e me faz bem... Ah agora que te vi... te toquei não é mais uma tempestade... apenas tempestades que acontecem em nossas vidas. Cada um segue a sua rotina... sua maneira de amar, de se sentir amado. Loucos e poucos carinhos nos fizemos merecer... é tudo tão pouco e escuro... longe... sinto que cada vez que olho o mar um pouco de nós vai embora... sumindo, evaporando e só restando o sal que ainda tempera o pouco da água do mar. Volto novamente ao mar para tentar encontrar, mas é em vão... não há como te resgatar... Tento correr para não lembrar, e o que encontro é esse sentimento que me faz se sentir inútil, sem forças para continuar guardando as conchas ou fazer de contas que sou feliz, ou melhor, acreditando que alguém vira me tirar desse oceano.

(Tatyane Diniz)
Author: Tatyane Diniz
•22:53



Um animal (Tatyane Diniz)

Devora a presa

Como se fosse

O melhor banquete

Que já havia comido.

Saciada a fome

Vai para sua toca.

Passa dias sem se alimentar.

Vai a floresta novamente.

E de repente, outra presa.

O que ele fez?

Não faço a menor idéia.

Ele a prende em seus caminhos

Alimenta a de doçura.

É chegada a hora do jantar...

Ele a comeu?

Hum, como ela é gostosinha!?

Apesar da vontade em saciar sua fome

O animal começa a

Lambê-la por inteiro.

E em seguida... tira a da sua toca.

Mas a presa ao ver a liberdade

Necessita do animal para nutri-la

Da mesma forma que a fera.


Author: Tatyane Diniz
•21:32

Um corpo se aproxima na medida que um outro corpo pede a essência. Muitos fingem possuir tê-la, não que esteja na moda... é por falta de opção... para não ficar para trás. Embora enganem-se no silêncio das frias palavras ditas no vazio do olhar. Não estou falando de ti, imagina! O pior é ter que aceitar lá dentro da alma... se é que se tem alma... Dizer sim quando se quer dizer não... Não para falsidade e sim para perceber o quanto és mesquinha... covarde... não tem nem coragem de olhar-se no espelho... seu espírito está impregnado de mentira... Mentira que você faz de conta... Por favor!!! Chega de fechar o livro! Abra e vá até a última página e se comprometa de ser o melhor ou pior personagem de sua própria história antes que outro se aproxime e tenha sugado mais uma vez, a essência.

Tatyane Diniz

Author: Tatyane Diniz
•23:16

Preciso de alguém
Que me ame em silêncio
Que me necessite como
Uma droga...
Algo raro, especial de se encontrar.
Que droga da obediência!
O que quero é ser amada
Como toda Ciência.
Obra fixa, inusitada.

23/09/2008.


Author: Tatyane Diniz
•23:35

A pior vaidade do homem é entregar-se ao

egocentrismo de seus anseios. Engana-se todos os dias

porque constroem somente um museu sem emoções.
Tatyane Diniz
Author: Tatyane Diniz
•22:00
Encantada!
Hum... viver suspirando!!!!
É, faz sentido entender porque a alma humana
é tão feita pelo avesso.
Imagina se conseguissémos ser desenhos...
Talvez esteja delirando ao olhar a lua da minha janela.
Que é tão cheia como o sonho da padaria perto de casa.
Os homens e as mulheres poderiam ser mais subjetivos.
Trocariam mais carinhos e visitariam-se com mais frequência.
Pois bem, acordo com um balde de água fria...
Ahhhhhhhhh nãoooooooo você de novo!!!
Querida.... acorda!!!
Vai perder a hora do trabalho.
Amor!
Justo agora que o príncipe
Iria me beijar e sermos felizes para sempre!
Moral da estória: No caminho de nossas vidas
Precisamos dos sapos para encarar a realidade.
Já ia me esquecendo... esqueci de meu sapatinho de cristal!

Tatyane Diniz




Author: Tatyane Diniz
•21:35
A máscara da sombra (Tatyane Diniz)
Quantas serpentinas pularam
Em meio a nossa alegria.
Quantos amores aconteceram
A cada olhar faíscado,
Ao brilho da purpurina.
Carnaval é tempo de união
É amor no coração da columbina.
Esquecer os problemas que
Rodeiam e secam completamente
O mundo da ilusão.
São poucas as estrelas a nos verem
Dobrar a esquina da avenida.
Deixando incorporar a fantasia...
Chorando ficou o pierrô,
Cheio de pieguice acordou.
O amor de carnaval foi embora.
Indecisa entre amores
Sozinha columbina se encontrou.
1999
Author: Tatyane Diniz
•01:19

Recados Especiais!!!

O meu amor por você

É igual ao seu por mim.

Nem metade nem inteiro.

Ambos nos completamos

Não existe fração!

Para as coisas do coração.

Quem sou eu?
Alguém de carne e osso buscando a cada dia ser eu mesma. Ainda não consegui trilhar uma composição de como uma pessoa possa ser. No teatro da vida há muitos disfaces. Use o seu: Seja sempre você!


Te amar é viver... é sorrir e entender que nossas vidas fazem sentido porque encontramos o amor!

Tatyane Diniz

Author: Tatyane Diniz
•22:22

PRECISO...

Preciso ser alegre quando se está triste.
Preciso disfaçar momentos entre borboletas e caramujos.
O verde que emplasta os campos são amarelos... amarelos!!!
Preciso escoder até Você de mim.
Preciso e sei que não é perfeito.
Para não acabar de vez...
Rego-o dentro de mim.
Tatyane Diniz
Author: Tatyane Diniz
•22:19
Ouvi mais uma vez que o vento cantarola suaves melodias que visam acariciar minha dor. Abro a cortina do passado e você continua lá, dormido em minha memória infantil. Gritos de silêncio atormentam a vida, vida essa que não tem sentido... mais uma vez eu abro a cortina, quem aparece, é o reflexo do outro estarrecido pelo passado. Por mais amarelo, mofado e sombrio... Ele presencia a dor, toca de leve o rosto, aperta o peito e consegue fazer com que algumas gotas de sangue saim de sua face. É tão intensa... que pede-se para calar a fina gota... mas ela esquece que a dor é isso... não cessar enquanto se vive.
Tatyane Diniz
Author: Tatyane Diniz
•21:56
COMO EU TE AMO!
(Tatyane Diniz)
(R.F.M)

Amo te como um louco,
a procura da certeza de tudo que não é racional.
Amo te como um estudante,
a busca do próprio conhecimento
de si e dos outros.
Amo te como uma mãe,
a velar pelos dias doentes.
Amo te como um professor,
a não dá aula e sim ensinamento.
Amo te como um pai,
a gostar de futebol e incentivá-lo "no time".
Amo te como amigo,
a que sempre poderá contar.
Amo te como irmão,
a doar sangue ou correr atrás do
seu para salvá-lo.
Amo te como princesa,
a mostrar que os contos de fadas
existem nesse mundo comtemporâneo.
Amo te mais ainda como namorada...
a estar presente em sua vida
preenchida de amor e alegria!
Que não tem tempo nem hora marcada.
Não importa... nada importa
o que sinto por ti é mais forte que
qualquer "tipo de amor".
É uma doação, uma entrega sem fim
um sentimento que vai além de mim.
Que deixa me assim:
completamente fora de mim!
Te amo!
(Tatyane Diniz) 18/08/2008-22:21





Author: Tatyane Diniz
•21:12

Sedução(Tatyane Diniz)
~~*~~
Rasteja pelo chão
O chamado da pegada.
Alguém passou por ali,
Existem marcas até no orifício
Na marca pregada no pé.
Um homem sem ensinamentos
Louco para saciar sua sede
De ressentimentos,
Explora a pobre menina
Falecida... na areia da praia!
E só se escuta o som do mar,
As ondas chegam até os pés daquela
Pobre infeliz... esquecida.
Mas o homem loucamente
Acolhe em seus braços
Corre para o mar!!!
Lança rosas com a menina
Deita-se ali... espera-se
que o mar a leve
para junto... no fundo
do coração do oceano.
Onde se transforma
em sereia renascida pela areia.
(29-07-2008)




Author: Tatyane Diniz
•01:15

Cada momento em nossa vida se torna frágil diante dos intermédios alheios que preciso suportar. É a perda daquilo que você não consegue se desfazer. O ruim mesmo é a separação de algo que não dá para deixar para amanhã... depois ou então quem sabe naquele dia em que aparecer uma visita em sua casa e fingir estar tudo bem! No final... o dia acaba a noite chega e mais um segundo que passa morre aos poucos a esperança de ver ou ser aquilo que você projetou por toda a vida.

É, também não é fácil, suportar as palavras ditas ou malditas do outro lado da rotina que persiste não ter fim. Uma brisa fina... alivia meu rosto... acalma-me como camomila, um bálsamo que em dias térridos... inacabados insistem em querer fazer parte do que mais abobina, instaura-se no beco da latente brisa, agora vira uma ventania.

Ando parada, a vida continua, o dia sempre volta, a noite vem com estrelas... isso quando se quer uma noite estrelada. A falta de apoio e de quem acredite que você pode ser alguém importante para alguém hoje para mim não faz sentido, pelo menos agora... nesse exato momento.

(11/08/2008) Tatyane Diniz
Author: Tatyane Diniz
•23:13
Dias de Chuva! (Tatyane Diniz)

As gotas escorrem vagarosamente

Pela janela da sala.

Pingos suaves

Doces de inverno.

Ruas vazias... um ou

Outro sinal de luz na

Escuridão do frio.

A luz no fundo,

Um olhar distorcido...

E que raramente se ver as

Poucas nuvens aqui no céu.

O silêncio encanta a paisagem

Tomada de puro sossego.

(21/07/2008)

Author: Tatyane Diniz
•23:09

Longe de casa (Tatyane Diniz)

A estrada é infinita,

Mochila pesada.

Costas macias na

Contra-mão da esquina.

Jogo sujo...

Cortina de flores

Seu pérfume exala

Os poros de sangue.

Da menina que

Balança-se na árvore

Seca... gelada.

Os sonhos... os segredos

Trancados numa caixa

Suja, intocada,

Quase que transparente.

Ao abri-la ela devolve

Toda a podridão.

A menina que brincava na árvore

Expulsa o egoísmo de seu coração.

(20/07/2008)

Author: Tatyane Diniz
•22:55
Ainda que tentasse decifrar os enigmas da vida, talvez fosse preciso ser mais real. Por mais insignificante que seja, essa é a tarefa do ser humano. Cada sol que ilumina a estrada passa a ser tão imoral, tão mesquinho que não dá para avaliar nada. Os troncos das árvores mais uma vez serão queimados e novamente mais almas serão aquecidas neste inverno. Queima-se uma árvore ou esquenta-se um coração gélado, frio e esquecido pela natureza...? Essa tarefa se faz necessária porque embora louca a natureza em cercar de frio... gelo... a água segue e transforma-se em seu estado inicial: retornando ao seu ciclo sem culpa alguma!
Tatyane Diniz

(25/07/2008)
Author: Tatyane Diniz
•19:40
FALANDO COM AS ESTRELAS (Tatyane Diniz)
Como é que diria para
As estrelas que estou amando
De verdade?
Nunca encontrei alguém
Que me realizar-se por inteira.
As estrelas podem surgir
Todas as noites no céu.
Mas outrora podem desaparecer
E nem ao menos dizer:
- Espera!!! Volto a te ver!
Já sei, falarei com Vênus.
Serás ele o planeta do amor?
Questionará minhas dúvidas
Porque sabe de mim e do meu amor?
Se for amor impossível
Irás me desapontar?
Meu amor é incrível
Por céus vou amar.
Estrela onde devo te encontrar?
Estou cansada de acordar...
O que resta é apenas sonhar
Meus desejos você realizar!
(1998)

Author: Tatyane Diniz
•19:52

Era tão esplendida e magnífica aquela manhã. Não era uma manhã do dia-a-dia. O amanhecer nutria o seu jardim. Ela tinha uma verdadeira adoração por cravos vermelhos, amarelos, rosos e laranjas. Entendia que cada cravo nos reserva um ensinamento, ou melhor, nos desperte a sensibilidade.


Há aqueles que destacam-se na natureza pela exuberância das cores, mas seu substantivo é ser cravo, não importa.


Por isso, colha agora, não deixe que a noite o faças perecer. Sinta a emoção fluir no prazer que ele irá te proporcionar.


(21/05/2007)


A LÍNGUA LIGA MINHA FALA NESTE CONTEXTO UNIVERSAL. PORÉM, PREFIRO SER INDIVIDUAL!


\0/¨¨ \0/¨¨ \0/¨¨\0/¨¨\0/¨¨ \0/¨¨ \0/


COM A CANETA ME ENTENDO


O PAPEL SENTE A SAUDADE.


O CARINHO AO ENVIAR


MANDAR MEUS VERSOS A TI,


CANTADOS EM LUAR.


MOLHADOS DE DÚVIDA


INSEGURANÇA EM AMAR.


AMASSADO, AMARELADO


AS PALAVRAS NÃO PODEM


SE DESMANCHAR.


FATOS ÍNTIMOS AO LEITOR


SOU RECEPTOR , A POESIA.


CHEGA DEPRESSA A NOTÍCIA...


BEIJOS SOBRE A CARTA,


MINHA ÚNICA ESPERANÇA


É ABERTA EM SUAS MÃOS,


DEVOLVA-ME POR FAVOR, A RESPOSTA


E NÃO ESQUECE, ANSEIO DE EMOÇÃO.


(08/10/98)

Author: Tatyane Diniz
•22:27

O QUE É A POESIA?
Um tanto difícil de ser respondida!
Poesia deve ser saboreada, sentida... tocada.
É o sol que nos queima pela tarde e pelo fim do dia.
Uma música clássica cheia de significados.
Obra rara de se encontrar
Beijos longos ao luar
Primavera inusitada
Poesia não há significado,
Existe em cada ato de misericórdia
Praticada pelo próximo.
Observe a vida com alegria
A poesia é prova de que existir
É a semente da sabedoria
Quanto mais se lê
Mas difícil de ser compreendida.





Author: Tatyane Diniz
•23:06

POR QUE?

A CADA DIA QUE PASSA...

ME CONVENÇO QUE A DOR TEM FARSA,

AQUI, SENTADO NA PRAÇA

TOMANDO ANALGÉSICO DE GRAÇA!

Author: Tatyane Diniz
•12:14
As borboletas bordas bicos bucólicos e bonitos , bem na frente do seu nariz... que fantástico!!! Elas tecem a vida de forma coloridamente harmoniosa. Então, escolha sua cor preferida, vamos: agora!
Peça as para elas estamparem um tecido alegre em sua vida!

Author: Tatyane Diniz
•23:53
Bebida (Tatyane Diniz)

Quando eu era criança
Acreditava que os sonhos
Se tornariam reais.
Como acontecem nos contos de fadas.
Ah! Criança... Ser criança.
Que eterno contentamento.
Sonhava acordado e vivia
Envolvido de encantamento.
Tomava banho de chuva,
Abria a boca para bebê-la.
A água caía das nuvens, do céu.
Que engraçado...
Isso é fantasia?
Não!
Era teimosia mesmo!
Quando a mamãe gritava:
- Filho, você vai ficar resfriado! Entra!
Quando na verdade, deitado na grama,
Aquele era o meu lugar... meu instante!
De sentir-me encharcado de cetim.
A chuva tinha gosto?
Não, não tinha gosto de nada.
Era um remédio enviado dos deuses.
A bebida rara de uma criança.
A chuva que caía enfeitava o verde
Do jardim de minha casa.
A magia dela fazia as margaridas sorrirem.
Author: Tatyane Diniz
•13:43
Poder!
Em uma piscina cheia de significados as palavras afundam-se nas mais variadas vertentes. Somente elas podem dizer a real harmonia das profundezas
quando se quer dizer algo ou então ficarem quietas na cabeça de alguém.
Isso quando elas permitem... Mas o poder das benditas fazem a maior diferença quando conseguimos expressar nossas atitudes.
Ainda bem que a escrita delas é uma forma de exprimir opniões... diga-se de passagem,
lavar sua alma... a melhor palavra seria essa: desabafar ou explodir. Portanto, permita-se algumas vezes
entender seu vocabulário mental, vai entender ou entregar-se?
13-04-08 (Tatyane Diniz)
Author: Tatyane Diniz
•21:49
CARINHO (Tatyane Diniz)

Dois corpos que se encaixam...
Duas bocas que se beijam...
Dois corações que se batem...
Dois orgãos que se desejam...
Duas mãos ao dobro que se tocam simultaneamente...
A chegada de mais uma vez sem entregar-se a nada...
Apenas ao prazer de ambos e sentir que sem isso
Não faz sentido praticar o amor!
06/04/08.