Author: Tatyane Diniz
•17:06

É com muito prazer que divulgo para todos que seguem e me incentivam aqui no Quadro Poético. Recentemente particpei do XXX Concurso Literário Internacional e fui classificada nas modadlidades de Crônicas e Poesias e ainda aguardo os resultados dos Contos. Uma nota saiu no Carlos Britto assim:
ESTUDANTE PETROLINENSE É CLASSIFICADA EM 30°CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONALMais uma estudante petrolinense consegue se destacar em sua área. Desta vez é Tatyane Diniz Viana, do 8º período de Letras/Português e suas literaturas da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, Tatyane Diniz Viana, que tem muito o que comemorar. Ela irá representar a cidade no 30º Concurso Internacional Literário.
Tatyane Diniz foi classificada nas modalidades de Crônica e Poesia, e aguarda os resultados dos contos que inscreveu.
A estudante precisa que suas poesias sejam publicadas no livro do Blog do Concurso literário. Para isso precisa custear o valor de compra por 20 exemplares, que custa R$ 400. “Gostaria que alguém me ajudasse para que eu tivesse o orgulho de ver meus dois exemplares escritos no livro. Estou muito feliz porque é a primeira vez que participo e já tive resultados. Isso não deixa de ser um incentivo para aqueles que gostam de escrever”, destacou Tatyane.
Para conhecer as poesias, crônicas e contos de Tatyane Viana acesse o blog Quadro Poético (http://www.quadrotdv.blogspot.com/).
Agora é só esperar que alguém tenha interesse em me ajudar na publicação para que meus dois escritos saim na obra " Vivências"
Para ler a reportagem no site do Carlos Brito acesse: http://www.carlosbritto.com/petrolinense-e-classificada-xxx-concurso-internacional-literario/
Deixo aqui meu carinho e agradecimento para todos que acreditaram em mim!
Tatyane Diniz
17-05-2010
|
Author: Tatyane Diniz
•21:52
CUIDADO, NEM TODO "BASEADO" É O QUE CAUSA DEPENDÊNCIA.Quando era adolescente nunca tive vontade de experimentar o cigarro. Mesmo porque já havia lido muitas reportagens sobre os danos que o cigarro causa a nossa saúde. Leremos o texto abaixo:
Como o tabagismo causa dependência?
A nicotina, uma das 4720 substâncias tóxicas do cigarro, tem o poder de causar três tipos de dependência. São elas:
Dependência física: o organismo do fumante se acostuma a receber uma certa dose de nicotina e, quando ele deixa de fumar, o corpo sente falta e precisa se adaptar à ausência dessa substância. Este período de adaptação é denominado síndrome de abstinência , quando podem ocorrer: ansiedade, irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração, tristeza, dor de cabeça, tonteira, alteração no sono e no ritmo intestinal.
Dependência psicológica ou emocional: o cigarro serve, muitas vezes, como uma bengala, um amortecedor para as emoções, sejam elas desagradáveis ou não. Então, o fumante acaba utilizando o cigarro para lidar com o estresse, solidão, para relaxar e até mesmo para comemorar.
Dependência comportamental ou de hábito: o fumante estabelece uma rotina no uso do cigarro, associando o ato de fumar com algumas atividades e hábitos, como fumar e tomar um cafezinho, fumar para ir ao banheiro, fumar depois das refeições e muitas outras. Nesses casos, o fumante acende o cigarro automaticamente, até mesmo sem notar.
Fonte: http://www.floripasemfumaca.pmf.sc.gov.br/?p=tabagismo
Escrevendo esse comentário de minha vida pude lembrar que quando era criança o meu pai fumava e já não bastasse isso, ele pedia que eu o comprasse e como todo pai “preguiçoso” também me pedia que ascendesse o bendito cigarro. Mas vocês meus amigos devem saber, o que uma criança com sete anos faz quando ascende um cigarro? Eu colocava na boca. Sentia uma coisa amarga e me engasgava com a fumaça. Queria descobrir como o meu pai conseguia tragar ou fumar aquele troço. Tudo isso acontecia no trajeto da cozinha até chegar à sala onde meu pai estava com sua lata de cerveja na mão e vendo um jogo que ele tanto era fanático e ainda por cima ele era Flamenguista.
Coloquei essas duas argumentações para que fossem percebidas que uma pessoa consciente jamais colocaria um cigarro na boca e nem fumaria vinte ou mais deles por dia. E eu criança, mal sabia que o cigarro era uma droga e que fazia e faz tanto mal a saúde. Minha gente, era tão bonito ver meu pai soltando fumaça pela boca... pelo nariz... ele só faltava mesmo era sair fumaça das suas orelhas. E eu torcia para que isso acontecesse. Falando sério agora, já que não sou mais tão garota e nem adolescente vejo que a atitude que meu pai ao me pedir o cigarro já acesso para ele não me influenciou para que eu me tornasse uma fumante. Há quem diga, experimenta... é só um traguinho!
Para que essa história não seja tão absurda e mal recebida pelos leitores desse texto, quero que saibam que quando cresci, o meu pai me disse que só fumava por “esporte”. E que na verdade ele não era viciado tanto que ele deixou logo. Na década de 60 os homens mais modernos, desencanados eram os que tinham um belo cigarro entre os dedos porque além de aliviar a ansiedade era um jeito de espantar a timidez e de se sentir livre para fazer tudo que quisessem.
Bem é notável que as propagandas incentivassem isso e muito entre seus fabricantes. Só que hoje acontece o contrário. Exemplifiquemos assim:
As propagandas de cigarros nos meios de comunicação foram proibidas, ok? Minha gente, hoje as pessoas fumam conscientes olhando para as fotos nas próprias carteiras de cigarros advertindo e mostrando cruelmente os danos a saúde. E eu me pergunto: Por que os fumantes não param ao ver essas imagens? Deixo aqui uma pequena contribuição para filosofar essa temática que terá certas justificativas incoerentes. Ainda mesmo grande com o imaginário de uma criança logo me vem à cabeça: Talvez esses fumantes achem que são super-heróis com poderes mágicos para retardar o tempo e a vida que entre uma fumaça e outra, ainda assim não percebem que aos poucos estão adoecendo e o câncer vai chegar mais cedo ou mais tarde.
Tatyane Diniz
28/04/2010
|
Author: Tatyane Diniz
•00:54

POR
ENQUANTO - CÁSSIA ELLERMudaram as estações, nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente...
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre, sem saber, que o pra sempre
Sempre acaba...
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém só penso em você
E aí, então, estamos bem...
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa...
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa...
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Há sentimentos que até então não tinham aflorado...
"No momento de ir já não me preocupava,mas na hora da despedida aí já magoava"!
Tatyane Diniz!
|
Author: Tatyane Diniz
•22:45

Fica-Minto (Ficamento)
Resgatei em contatos antigos que sua presença ainda ia continuar aqui. Eu havia dito não mais te procurar... quanta bobagem! Agente não governa o coração e às vezes ele é de uma teimosia que dá raiva. Se, pelo menos ele entendesse meus sentimentos que eu nem entendo também, ficaria mais fácil ou então complicaria ainda mais. Sei que tudo não passou de uma brincadeira e foi-se brincando, brincando e bummmmmmm... saiu uma faísquinha de ternura, carinho, cumplicidade... É, mais ficou só nisso mesmo e a vai ficar!!! Não adianta atropelar e matar alguém para nos sacrificarmos ao capricho do coração. Eu pago a conta enquanto tiver grana e se depois faltar... eu vendo uma fotografia barata de fim de estação, ponto. O que me motiva escrever tudo isso é o não dito, o que eu queria dizer e não disse, o falar e calar ao mesmo tempo. Sentimentos apavoram o meu coração. Mas, como casulo ainda permaneço guardando tudo dele em mim!
Tatyane Diniz
17-02-2010
|
Author: Tatyane Diniz
•12:44

A Lua Que Me Pertence
Era em um último dia de dezembro quando abri minha caixa de sentimentos e ali naquele instante fitei a imagem de um homem segurando a Lua. Não, eu não estava sonhando era ele com a Lua e a Lua com ele, tanto que pareciam ter nascidos um para o outro possuindo uma harmonia incrível. Ele me dizia em tom bem baixinho:
- É sua! Pegue-a! Trouxe pra você!
Timidamente olhei mais ainda para eles: um homem com a Lua em suas mãos ofertando-me silenciosamente. Parei um minuto e pareceu durar uma primavera porque eu tive que chegar mais perto dele e não me contive a dizer:
- É um presente maravilhoso, mágico, que belo presente eu ganhei. Mas depois eu pensei: por que esse homem invadiu minha caixa? Por que sou merecedora da Lua? Mas a recebi de olhos alucinados, recebi a Lua para dominar meus sonhos de menina ainda menina. Com doçura nos lábios se recebe a Lua. A Lua era minha, só minha, minha, totalmente minha. Agora, a Lua é minha! Normalmente quando se ganha algo agente agradece, diz que gostou que vai sempre lembrar quando ver ou quando usar.
Minha gente, eu ganhei uma Lua! A Lua que enfeita o céu e é cercado pelas estrelas. Que ilumina o mar em um dia sombrio e triste. E eu era dona da Lua que ilumina as noites da Terra. Talvez, eu tivesse ficado egoísta mesmo. Era minha e daí e depois não era de mais ninguém. Não, eu não posso ser assim, aquele moço em sua boa intenção me deu a Lua é bem verdade... Mas ele também precisava dela. Foi então que percebi o significado do presente que ele me deu. Quando menina adorava fitar a Lua. Sonhar acordada com o dragão que muitos diziam existir lá. E eu ficava tentando brigar com o dragão para ele não colocar fogo na Lua antes mesmo de um dia eu chegar até lá. Nesse momento o homem audacioso me disse:
- Recebe a Lua como se recebe um sentimento em que nunca poderemos tocar, mas apenas sentir e faça com que todos permaneçam em estado de harmonia. Todos precisam da energia que está em você e no presente que recebeu.
Confesso, que me senti intrigada... mas, ele tinha razão. A Lua é minha desde que eu a olhe e que sempre me faça sonhar ainda como menina. Que me faça acreditar que os sonhos podem se realizar. Que tão distante é o amor que se manifestam nos outros, mas em nós o amor é primordial, faz parte da mim e a Lua lança no outro a energia verdadeira do sentido do amor. Olhei para trás e tentei alcançar o homem que havia me ensinado sobre o amor. Ele estava longe de mim e nem na caixinha eu conseguia vê-lo. Foi então que imediatamente eu olhei para Lua e ele estava cuidando da Lua para que o dragão não pusesse fogo nela. Nessa hora meus olhos encheram de lágrimas e senti o agridoce do amor.
|
Author: Tatyane Diniz
•22:13

LEMBRANÇA É QUANDO, MESMO SEM AUTORIZAÇÃO, O SEU PENSAMENTO REPRESENTA UM CAPÍTULO- Adriana Falcão.
Não necessito de muitos motivos para lembrar de quando estávamos juntos! Do jeito bobo e doce que você descansava os olhos em mim. E hoje somente HOJE eu vejo o quanto poderia ter ficado mais... e mais. Nada que eu possa fazer aqui... a não ser os papéis da lembrança presa na saudade. Vi várias matérias suas na internet e fiquei tão emocionada... É, passou!!! Se hoje fosse o ontem talvez eu pudesse ser diferente mas ná epoca eu era moçinha demais. E olha que me achava super madura, tadinha de mim! Fico feliz que alguém como você tenha passado por minha vida. "Sempre te olharei com os olhos do meu coração. Com os olhos do meu amor", lembra??? É bateu nostalgia! Sempre serás o homem por quem meu coração bateu mais forte!
Te adoro
Sigamos nossa vida!
Tatyane Diniz
03/02/2010
|
Author: Tatyane Diniz
•01:13
PRESTÍGIOAs incertezas postas sobre a doutrina
não satisfazem meu desejo de...
Embora, inquieta, eu te busque em mim.
(Tatyane Diniz)
10-01-2010
|
Author: Tatyane Diniz
•22:40
Lê
Ninguém pode te dizer
mais do que eu que tu vomitaste
as borboletas do seu sonho!
Meus casulos esperam em momento dúbio
florescer como verminose.
(Tatyane Diniz 05-01-2010)
|
Author: Tatyane Diniz
•22:26

Chuva de primavera!
É tão bom ficar quietinha em casa ouvindo o barulho da chuva que cai lá fora... Lendo um bom livro e como já cantava Djavan.... "um dia frio um bom lugar pra ler um livro e o pensamento lá em você". Hum, tem sido assim... desde o verão, inverno, outono e estamos na primavera... flores pelo chão ápos uma chuvinha gostosa e aqui se dá ao luxo de dois dias assim bem fresquinhos... melhor que o calorão que tanto faz em minha cidade! Aproveitei bastante e também curti minha fossa sim, e daí? Tem dias que nem percebo a beleza do dia... quem sabe no próximo verão eu cante uma melodia melhor mas a de hoje é a do Maurício Manieri: "quando o inverno chegar eu quero estar junto a ti... hoje o céu está tão lindo, vai chuva!!!". Ah, como me fazes falta... essa música lembra nosso encontro! Estavámos tão felizes que pareciamos dois adolescentes descobrindo o amor pela primeira vez... e foi doce como que namora um namorado vermelho de paixão. Te amo!
(Tatyane Diniz)
|
Author: Tatyane Diniz
•23:07
Quero que as palavras suportem o peso da minha dor... talvez elas consigam dizer a cor que está minha alma agora: Olhou-se para o infinito e viveste a vida inteira de silêncio!
(Tatyane Diniz)
|
Author: Tatyane Diniz
•23:32

FACETAS DE MIM
Enquanto eu me sentir pequena quero ser grande.
Enquanto eu me sentir feia quero ser bonita.
Enquanto eu me sentir triste quero ser alegre.
Enquanto eu me sentir poeta quero ser eu mesma.
Onde posso ser o que outro me ver?
Em que espelho eu vi e tirei o melhor de mim?
No meio do infinito sempre aconteceu despedida
Fiquei com a liberdade de escolher:
SER GRANDE, BONITA, ALEGRE, ou seja,
Ser eu mesma além de tudo que me fizeste acreditar!(Tatyane Diniz)
|
Author: Tatyane Diniz
•22:47
PERSONASJá é quase agosto e eu tenho muito desgosto. Tanta paciência para esperar a ciência? Oh, vidinha essa viu, não é fácil ser eu mesma e dá um trabalhão vestir todos aqueles modelitos que eu arrasso no palco. Agora é que são elas: as roupas, não há homem que não aprecie tamanha judiação... tira, tira mais um e nada de acabar. Canso um pouco dessa atriz cheia de esbónia perto de mim. Que máximo!!! Olhem só e não pense que estou louca e que não tomei minha pílula não hei de bobear, imagina!? Bem, falta bem pouquinho e já já o espetáculo saí de cena e não vai restar nehuma Helena para interpretar o papel da mocinha principal do Manoel Carlos da novela das oito, abafa. Bom mesmo seria vestir-me e pintar uma Frida Kalho que loucura, heim? Não seria tão ruim assim, tem o lado positivo da personagem: ela foi amada e desejada independente de suas condições físicas. Que arte! De todas as minhas mulheres sinto falta de uma que nunca fiz de verdade, assim pra valer, entende? Avisei algumas vezes que ia chegar e bati a porta em mim mesma.
(Tatyane Diniz)
|