Author: Tatyane Diniz
•23:09
Música: Memória do Prazer
(Jorge Vercillo)
Penso em você
É uma canção
Que eu não consigo esquecer
Penso em você
E é o livro
De um amor que não se lê
Penso em você
E acho que nunca saberia rejeitar
Um pensamento assim
É o perfume na memória do prazer
Penso em você
Há tanto pra contar
E há tanto pra viver
Penso em você
Por entre as telas
Pelos quadros de Matisse
Penso em você
Em um soneto ensolarado de Vinícius
Penso em você
E essa paisagem
Em cada passo mais bonita
Se revelará
E acho que até hoje
Dela eu não saí
Penso em você
Há tanto pra contar
E há tanto pra viver
P.S: Meu amor, essa música me faz lembrar de você!!!
És muito importante em minha vida!
Te amo!!!
|
Author: Tatyane Diniz
•00:08

MINHA VIDA
É SANGUE SAGRADO.
E FOI ESCRAVO DE SEU DADO
PSICODÉLICO
FANÁTICO
FOMINHA
MESQUINHA.
FOI JOGADO NA BEIRA
DO HINO DA HIPÉRBOLE
EM CRISE EXISTENCIAL.
SUA MISERÁVEL ESCANDALOSA
PELE DE ANIL
MIL VEZES MIL
SUA CONDESSA ETERNA
ME ENVIE SEU SANGUE
POR E-MAIL
POR FAX
TELEPATIA
SUA PÁTRIA
É MINHA TIA
SUA IGNORÂNCIA
NUNCA FOI MINHA.
Tatyane Diniz)
|
Author: Tatyane Diniz
•00:00

MALANDRAGEM
UM HOME TOSCO
ME VÊ PASSANDO
O MAIOR SUFOCO
EI, SEU TROCADO É OCO?
AH, SEU MOÇO
VÁ EMBORA DAQUI, VÁ!!!
DAQUI A POUCO
EU TRAGO SEU ALMOÇO.
COM ESSA CARA DE NOJO
SOM CHEIO DE SUFOCO
NO MAIOR OCO!
NO MUNDO CRIATIVO
CEM VIDAS SE TORNA UMA SÓ.
UMA SÓ PARA VARIAR.
HOME, DEIXE DE ME APERREAR!!!
EU TOMO SUCO SEM DÓ
MAS NÃO DEIXO DE EME ENCAMINHAR ASSIM:
MEIO SEM JEITO
SEU CARA DE SUJEITO
CHEIO DE PRECONCEITO.
OLHA JÁ CANSEI...
VÁ PARA O FIM DO MUNDO
E DIGA AO SEU RAIMUNDO
QUE NÃO SUSTENTO VAGABUNDO.
(Tatyane Diniz)
|
Author: Tatyane Diniz
•23:53

TABUADA DE SETE
SETE VIDAS
E NEM UMA DOR
SETE VIDAS X UM
SÃO SETE.
SETE DIAS DA SEMANA
SETE MESES
SETE CORES COM DORES
UMA COISA COLORIDA
SETE VIDAS CERCADAS DE AMORES.
UMA CRIANÇA NASCE
O DIA DA SEMANA INICIA
E NÃO DESFALECE.
A NOITE ROMPE
O SETE CHEGA
INVADE A AVENIDA SETE
O SOLDADO DESFILA
E EU PERMANEÇO NA FILA
DE UM CAOS NEVOEIRO
O CALÇADO DESGASTA
AS PERNAS DOEM.
EU MULTIPLICO SETE X SETE
49 HOMENS MORREM
EM PLENA NOITE DA SEXTA
DO DIA MULTIPLICADO DE AÇÃO
QUE CUJA APLICAÇÃO É 63
E MAL ACABA O MÊS.
(Tatyane Diniz)
|
Author: Tatyane Diniz
•02:00
Desabafo de uma professora apaixonada Essas linhas mal escritas aconteceu-me agora, por favor aceitem o estado de uma pessoa com dor.
Ainda não me acostumei a escrever 2011, sem rasurar essa agenda e foi sempre assim. Vai ver, foi por isso, que nunca gostei de início de ano. Já é tarde e minha cabeça está fervilhando um monte de preocupações. Se eu não fizer o que o meu coração necessita para ser fiel companheiro de meu ser, é melhor nem ter casamento. Nunca vai dar certo se for começar assim. Tantos caminhos que pretendo seguir. Tantos buracos que vou afundar e quem sabe nem poder sair deles. Porque minhas ideias dão panelas de barro cheinhas de histórias. Panelas de barro, não sei porque escrevi: Panelas de barro!!!??? O fato é que não consigo dormir. Algo o que eu não sei psicográfa esse relato agora. Todos dormem sossegados em casa. E eu como divido o quarto com minha irmã e hoje ela dorme fora, eu posso tê-lo só pra mim. Aqui eu encontro o silêncio para minha solidão. A dor que extremece minha alma de menina. É madrugada, e por ser madrugada ela me faz se sentir tão íntima, tão segura de meus sonhos. Hoje, contei novamente as minhas histórias de sala de aula na casa de uma vizinha. Meus olhos enchem de lágrimas só de lembrar da carinha deles. Escuto longe uma cirene serene: "Pró, pró e pró infinitamente. É a saudade do meu chão, da minha segunda casa- A ESCOLA. E meus filhos, os meus alunos com certeza me aguardam por lá.Os caminhos não são facéis, os sonhos são muitos. Na minha primeira experiência como professora percebi o quanto sou útil aos meus alunos. O quanto desempenho o meu papel na sociedade de forma consciente de meus deveres e direitos. Fui durante 5 meses muito feliz no chão de minha sala de aula.O contrato de afeto e confiança que firmei com os meus alunos. Das horas em que parei minhas aulas para conversar sobre a vida. Para falar pra eles que ainda é possível sonhar com uma vida mais digna. Sim, foi um contrato de respeito à eles e com os outros, da sociedade que eles partilhavam naquela sala quadrada de círculos, da continuidade da vida e respeito às suas indiferenças. Deus, como sinto falta de meus alunos. Consigo ver o rosto de cada um deles vivos em meu coração. A mão dói e mesmo assim insisto para que as palavras caiam assim como as lágrimas que seguro em mim. Não sei descrevê-las - São como chuva no sertão. Esperadas. Eu não queria sentir isso. Eu não sei o que é! Eu amo ser professora e sinto prazer em compartilhar um pouco da minha vida e aprender com a vida de meus alunos. Nossa, como a minha mão dói! Dói saber que hoje é dia 31/01/2011 e meu celular não tocou me anunciando uma notícia boa: ENSINAR.
Fico olhando para um caminho árduo que percorri antes de ser professora: Auxiliar administrativa. Onde as atividades rotineiras eram: permancer 8 horas sentada elaborando planilhas eletrônicas, imprimindo relatórios, resolvendo pendências de clientes etc, etc, etc. E saber que fechada naquela sala eu nunca poderia descobrir o quanto podia ir mais além. Foi um período bom, porque sempre me dedicara a tudo que fizera. É Triste também, saber que deixei a sala fechada de um escritório para me dedicar a faculdade e defini: "Quero estudar" e larguei tudo e abracei a nova ideia de ser professora. É triste saber que 3 anos e meio não foram suficientes para me tornar a expert em didática. E que ensinar só se aprende ensinando mesmo. Será que valeram à pena? Eu aprendi que a sala é um laboratório de Ciências e cabe a cada professor pesquisar cada cabecinha de suas crianças e começa uma investigação quase que policial. Assim eu fiz mesmo sem saber o que eu fazia, mas a cada resposta positiva eu me enchia de vontade. É triste pensar que na solidão do meu quarto eu me sinta presa novamente, sem liberdade. Preciso da sala de aula para me sentir livre. Preciso da história de cada um deles para me sentir plena cidadã. Uma alimentadora de sonhos, esperança e amor. Como a minha mão dói, e não consigo mais escrever, o coração aperta me pedindo para parar de vez. A noite está indo embora e tomara que eu consiga acender os desejos de minha vida. Descobri que não preciso de muito para ser feliz; Quando se tem a felicidade interior conquistada. Alguns leitores de meu Blog me chamarão de louca. Eu não estou nem aí pra eles. Quem sabe ser professor com a alma e por dedicação e chamego vivo nos olhos dessas crianças sabem exatamente o que sinto. Estou orgulhosa pela profissão que exerço. Se o celular vai tocar ou não, pouco me importa. Fui tocada por sentimentos inexprímivéis de meus alunos. A minha mão continua a doer e nada me impede de parar! Eu vou conseguir voltar para o meu chão, à minha outra casa, que por alguns momentos me fez encontrar o quanto o ser humano aumentaria se elevasse a sua alma. Descubro que o que me move a escrever esse desabafo e sei a resposta: PAIXÃO. Paixão pelo meu trabalho em ver sorissos e lágrimas pairando em um universo tão complexo que é a sala de aula e me ver alimentando a alma de uma pessoa.Amigos...
Minha mão dói de verdade!
Preciso parar!
Qualquer contato...
Avisem me!
O meu chão me aguarda
Vou acreditar!!!
Atenciosamente,
Tatyane Diniz.


Despedida de meus alunos! Momento único em minha vida!
|
Author: Tatyane Diniz
•20:23


Olá amigos do Quadro!
Andei pintando novas cores por aí. E dessa vez foi com o meu namorado. Fizemos o nosso primeiro Fanzine e distribuímos em uma noite de eventos no Sesc de Petrolina. Foi muito bom ver que alguns amigos aprovaram a iniciativa.
"Quem não se mostra não é visto!
|
Author: Tatyane Diniz
•19:10

Sevos de sua justiça despertam em mim a quantidade de espermatozóides que a humanidade necessita para recriar a devassa insensatez dos erros espasmados no córrego do Rio Macarrão.
Tatyane Diniz
20-01-11
|
Author: Tatyane Diniz
•18:54

Poeira de pensamentos
Invadem a minha cabeça hoje.
O que eu fiz do meu passado?
Derrubei os meus medos de menina?
Não sei... Não sei!
É tão assustador tudo isso!
O que passa na peneira da vida
São as bagas de um cigarro,
Que traguei e joguei fora o meu
Passado à limpo.
Na casa da boa vingança
Onde o horror descansa,
Permito dormir com o meu
Ursinho azul rasgado pelo tempo.
Em quem me abracei por medo
De deixar de ser criança.
Tatyane Diniz
20-01-11
|
Author: Tatyane Diniz
•18:30

É fim de tarde e tomo
Um vinho carbenet
Com o meu amado.
A panela no fogão me
Apressa para escrever
Esse momento:
- Espera, volto já!
- Tá, eu espero, toma cuidado para não se queimar!
- Ah, é quente, mas o sabor... Hum, delícia. Ei, estávamos falando do vinho. Bom espero que ele me queime...
Me esquente no beijo
Que dou em meu amado agora.
Ele lê Álvares de Azevedo e eu...
Leio os seus beijos em minha boca.
Sua palavra dentro da própria palavra.
É assim que me admiro dentro de uma
tarde tão insignificante.
Pórém me divirto
Olhando para os meus eus interiores.
Tão superiores quanto a carne
Que como nesse almoço janta agora.
Eita, amor!!!
E uma taça de cabernet se espatifou no chão.
Tatyane Diniz
|
Author: Tatyane Diniz
•18:07
PASSAGENSDoce inferno,
O dia que me vi
Rodeada de versos.
Os malditos versos
Para uma mulher
Vermelha infeliz.
Triste inverno,
O dia que me vi
Plantada no portão
De sua casa amarela,
De campos verdes.
Semeadas correntes de
Tristeza, gozo e alegria.
Amado universo,
Em que pús os pés
No meio do caminho
De uma vida sem volta.
De um prazer por prazer.
Agora, sobrevivo de
Pão e ódio pelas
Correntezas do alvorecer.
Maldita seja três vezes
O cárcere, o litigioso.
Mundo dos injustos
Sobras de velas
Alçimentam espíritos
Que mamaram em
Meus pequenos seios
Febris de terno amor.
Em mim, o amor
Nasce e morre como
Um dia de lua
Cheia sem dragão.
Tatyane Diniz
03/01/2011
|
Author: Tatyane Diniz
•21:10
Nova vida que se move
Nova vida que se rompe
Como aurora de novos tempos
Sigo tudo que me rompe e me move
Guio seus passos de:
Vida, amores e muitos sabores!
Sou chuva que arde em pedra
sentida pelas dores de perdas!
(tatayne diniz)
|
Author: Tatyane Diniz
•19:12

Tem acontecido muita coisa boa pra mim... contar histórias é uma forma de conhecer e sentir gostosura aguçada das crianças... Nas férias farei um blog de contações com minhas experiências... tenho muito a aprender ainda... mas todo começo tem seus desafios!
|
Author: Tatyane Diniz
•17:06

É com muito prazer que divulgo para todos que seguem e me incentivam aqui no Quadro Poético. Recentemente particpei do XXX Concurso Literário Internacional e fui classificada nas modadlidades de Crônicas e Poesias e ainda aguardo os resultados dos Contos. Uma nota saiu no Carlos Britto assim:
ESTUDANTE PETROLINENSE É CLASSIFICADA EM 30°CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONALMais uma estudante petrolinense consegue se destacar em sua área. Desta vez é Tatyane Diniz Viana, do 8º período de Letras/Português e suas literaturas da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, Tatyane Diniz Viana, que tem muito o que comemorar. Ela irá representar a cidade no 30º Concurso Internacional Literário.
Tatyane Diniz foi classificada nas modalidades de Crônica e Poesia, e aguarda os resultados dos contos que inscreveu.
A estudante precisa que suas poesias sejam publicadas no livro do Blog do Concurso literário. Para isso precisa custear o valor de compra por 20 exemplares, que custa R$ 400. “Gostaria que alguém me ajudasse para que eu tivesse o orgulho de ver meus dois exemplares escritos no livro. Estou muito feliz porque é a primeira vez que participo e já tive resultados. Isso não deixa de ser um incentivo para aqueles que gostam de escrever”, destacou Tatyane.
Para conhecer as poesias, crônicas e contos de Tatyane Viana acesse o blog Quadro Poético (http://www.quadrotdv.blogspot.com/).
Agora é só esperar que alguém tenha interesse em me ajudar na publicação para que meus dois escritos saim na obra " Vivências"
Para ler a reportagem no site do Carlos Brito acesse: http://www.carlosbritto.com/petrolinense-e-classificada-xxx-concurso-internacional-literario/
Deixo aqui meu carinho e agradecimento para todos que acreditaram em mim!
Tatyane Diniz
17-05-2010
|
Author: Tatyane Diniz
•21:52
CUIDADO, NEM TODO "BASEADO" É O QUE CAUSA DEPENDÊNCIA.Quando era adolescente nunca tive vontade de experimentar o cigarro. Mesmo porque já havia lido muitas reportagens sobre os danos que o cigarro causa a nossa saúde. Leremos o texto abaixo:
Como o tabagismo causa dependência?
A nicotina, uma das 4720 substâncias tóxicas do cigarro, tem o poder de causar três tipos de dependência. São elas:
Dependência física: o organismo do fumante se acostuma a receber uma certa dose de nicotina e, quando ele deixa de fumar, o corpo sente falta e precisa se adaptar à ausência dessa substância. Este período de adaptação é denominado síndrome de abstinência , quando podem ocorrer: ansiedade, irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração, tristeza, dor de cabeça, tonteira, alteração no sono e no ritmo intestinal.
Dependência psicológica ou emocional: o cigarro serve, muitas vezes, como uma bengala, um amortecedor para as emoções, sejam elas desagradáveis ou não. Então, o fumante acaba utilizando o cigarro para lidar com o estresse, solidão, para relaxar e até mesmo para comemorar.
Dependência comportamental ou de hábito: o fumante estabelece uma rotina no uso do cigarro, associando o ato de fumar com algumas atividades e hábitos, como fumar e tomar um cafezinho, fumar para ir ao banheiro, fumar depois das refeições e muitas outras. Nesses casos, o fumante acende o cigarro automaticamente, até mesmo sem notar.
Fonte: http://www.floripasemfumaca.pmf.sc.gov.br/?p=tabagismo
Escrevendo esse comentário de minha vida pude lembrar que quando era criança o meu pai fumava e já não bastasse isso, ele pedia que eu o comprasse e como todo pai “preguiçoso” também me pedia que ascendesse o bendito cigarro. Mas vocês meus amigos devem saber, o que uma criança com sete anos faz quando ascende um cigarro? Eu colocava na boca. Sentia uma coisa amarga e me engasgava com a fumaça. Queria descobrir como o meu pai conseguia tragar ou fumar aquele troço. Tudo isso acontecia no trajeto da cozinha até chegar à sala onde meu pai estava com sua lata de cerveja na mão e vendo um jogo que ele tanto era fanático e ainda por cima ele era Flamenguista.
Coloquei essas duas argumentações para que fossem percebidas que uma pessoa consciente jamais colocaria um cigarro na boca e nem fumaria vinte ou mais deles por dia. E eu criança, mal sabia que o cigarro era uma droga e que fazia e faz tanto mal a saúde. Minha gente, era tão bonito ver meu pai soltando fumaça pela boca... pelo nariz... ele só faltava mesmo era sair fumaça das suas orelhas. E eu torcia para que isso acontecesse. Falando sério agora, já que não sou mais tão garota e nem adolescente vejo que a atitude que meu pai ao me pedir o cigarro já acesso para ele não me influenciou para que eu me tornasse uma fumante. Há quem diga, experimenta... é só um traguinho!
Para que essa história não seja tão absurda e mal recebida pelos leitores desse texto, quero que saibam que quando cresci, o meu pai me disse que só fumava por “esporte”. E que na verdade ele não era viciado tanto que ele deixou logo. Na década de 60 os homens mais modernos, desencanados eram os que tinham um belo cigarro entre os dedos porque além de aliviar a ansiedade era um jeito de espantar a timidez e de se sentir livre para fazer tudo que quisessem.
Bem é notável que as propagandas incentivassem isso e muito entre seus fabricantes. Só que hoje acontece o contrário. Exemplifiquemos assim:
As propagandas de cigarros nos meios de comunicação foram proibidas, ok? Minha gente, hoje as pessoas fumam conscientes olhando para as fotos nas próprias carteiras de cigarros advertindo e mostrando cruelmente os danos a saúde. E eu me pergunto: Por que os fumantes não param ao ver essas imagens? Deixo aqui uma pequena contribuição para filosofar essa temática que terá certas justificativas incoerentes. Ainda mesmo grande com o imaginário de uma criança logo me vem à cabeça: Talvez esses fumantes achem que são super-heróis com poderes mágicos para retardar o tempo e a vida que entre uma fumaça e outra, ainda assim não percebem que aos poucos estão adoecendo e o câncer vai chegar mais cedo ou mais tarde.
Tatyane Diniz
28/04/2010
|